Os 12 livros essenciais para entender a política e o Brasil

Cada vez mais no Brasil, todo mundo quer falar, escrever e entender sobre política. E isso é ótimo! Para incentivar esse debate, aí vai a nossa lista dos 12 livros essenciais para discutir política como um profissional:

1. Coleção Os Clássicos da Política, organizada por Francisco Weffort

Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Os Federalistas; Burke, Kant, Hegel, Tocqueville, Stuart Mill e Marx. As grandes obras clássicas sobre política estão explicadas nessa coletânea de artigos, de maneira fácil de entender. Não dá para falar de política sem voltar aos conceitos básicos que esses pensadores elaboraram. E a coleção do Weffort é só o começo: recomendamos, claro, que os originais de cada um desses autores sejam lidos e relidos!

2. Sete Lições sobre as Interpretações do Brasil, de Bernardo Ricupero

Se vamos falar de Brasil, não dá nem para começar sem antes ter entendido Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior, Raymundo Faoro e Florestan Fernandes. Por sorte, Bernardo Ricupero explica o pensamento desses grandes autores nesse livro curto e fácil. Se quiser algo mais denso, os dois volumes de Introdução ao Brasil: Um Banquete no Trópico, organizados por Lourenço Dantas Mota, são a melhor pedida. Sempre deixando claro que não há nada melhor que ler cada um desses autores no original.

3.  Justiça, de Michael Sandel

Se fazer política tem a ver com ser justo (e achamos que deveria ter!), é melhor entender o que é justiça. Não é tão simples quanto parece, e existem várias teorias sobre isso. Como resolver o dilema do bonde? Não há resposta certa, mas Michael Sandel ajuda a entender o que os filósofos dizem. Se quiser ir aos próprios autores, recomendo Uma Teoria da Justiça, de John Rawls, meu favorito.

4. Sistema Político Brasileiro: uma introdução, organizado por Lúcia Avelar e Antônio Octávio Cintra

Não há melhor coletânea de artigos sobre como funciona o sistema político brasileiro. Leitura obrigatória para entender nossas eleições, nossos partidos e todas as instituições políticas do país.

5. Power: a radical view, de Steven Lukes

Agora chegamos ao centro do debate: poder. Mas o que é poder? Como é exercido? Em poucas páginas, esse clássico da ciência política e da sociologia, escrito na década de 70 e ainda muito atual, tenta dar respostas a essas perguntas. Falar de política sem entender o que é poder é como tentar jogar futebol sem bola!

6. História do Brasil, de Boris Fausto

Impossível falar dos rumos do país sem entender de onde viemos. Alguns dizem que a história é cíclica, e estamos fadados a repeti-la. Concorde ou não, é essencial conhecê-la. Boris Fausto consegue explicar em uma linguagem simples e sucinta nossos mais de 500 anos.

7. Getúlio, de Lira Neto

Esse é para quem gosta de biografias. Há várias grandes figuras na história do Brasil, mas com poucas outras se aprende tanto sobre política como com Getúlio Vargas. Conhecer a história e as motivações desse estadista brasileiro é uma grande lição.

8. Teoria dos Jogos, de Ronaldo Fiani

Uma das ferramentas mais úteis para analisar as decisões e os interesses na política é a teoria dos jogos. Nesse livro introdutório, Ronaldo Fiani a explica de maneira bastante clara. Há diversos livros sobre o tema, e esse é apenas um dos bons. O importante é ter os conceitos básicos. A teoria dos jogos muda completamente a maneira como quem a conhece enxerga o mundo.

9. Atlas do Brasil, de Hervé Théry

O Brasil é muito grande, e poucos brasileiros o conhecem bem o suficiente para falar com propriedade sobre os problemas de todas as cidades, estados, ou regiões. Já que quase ninguém tem tempo e dinheiro para conhecer o país inteiro, a melhor alternativa é tentar entender a realidade brasileira por meio dos mapas e gráficos com os quais Hervé Théry recheou esse livro. Não é um simples atlas escolar, é uma lição de geografia e de Brasil.

10. Theories of the Policy Processes, organizado por Paul Sabatier e Christopher Weible

Ao fim e ao cabo, a política chega às pessoas por meio das políticas públicas. E para entender a sua formação, não há livro melhor que a coletânea de artigos organizada por Sabatier e Weible. Para uma visão mais nacional sobre esse assunto, recomendo também Políticas Públicas Brasileiras, de Gilberto Hochman, Marta Arretche e Eduardo Cesar Marques.

11. Economia Brasileira Contemporânea, de Fábio Giambiagi et alli

“É a economia, estúpido!”. A maior parte da discussão política hoje em dia é sobre economia. E para além de entender os conceitos básicos, é importante saber como evoluiu a economia brasileira, e como chegamos até aqui. Fábio Giambiagi explica didaticamente a economia brasileira desde 1945 até o segundo governo Lula. Para uma leitura avançada, A Ordem do Progresso, organizado por Marcelo de Paiva Abreu, traz artigos densos sobre cada período da nossa economia.

12. O Que o Brasil Quer Ser Quando Crescer, de Gustavo Ioschpe

Um tema e um livro pelo qual nós temos particular apreço no Filhos da Nova República. Apesar de ser bastante polêmico, nesse livro Gustavo Ioschpe sai da discussão de mesa de bar sobre educação, e aprofunda o debate com base em dados e nas mais recentes teorias. Este é, para nós, o tema mais importante da política brasileira.

Bônus – Como Vencer um Debate Sem Precisar ter Razão, de Arthur Schopenhauer

Esqueça esse título, é só propaganda. O objetivo desse livro é vacinar o leitor contra argumentos fajutos, e ensinar a buscar a verdade por meio da troca de ideias. Agora que você já tem todas as referências para debater política como um profissional, fica essa dica para não ser enganado quando estiver usando seus novos conhecimentos nas próximas conversas!

Esta é a nossa lista. Há muitos outros livros importantes que não couberam aqui. Não estar listado não quer dizer que nós desconsideramos a importância da obra. Quanto mais livros, melhor! Se você tiver uma sugestão, deixe nos comentários. Nós adoramos descobrir novos livros sobre política!

______________________________________________________________

Esclareço que não ganhamos nada fazendo propaganda desses livros. Trata-se simples e honestamente de uma lista dos nossos favoritos sobre este tema.

 

Author: Luis Guadagnin

Nascido em 1986, em São Paulo-SP. Formado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo em 2008. Diplomata desde 2009.

Share This Post On
Share This

Compartilhar

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Shares